O iPad é um excelente aparelho para a leitura de livros eletrônicos e documentos digitais, independentemente de qual seja o modelo. Além de economizar muitas folhas de papel, é bem mais prático ler livros e arquivos PDF no iPad e levá-lo para qualquer lugar do que ter que carregar um monte de livros pesados para a faculdade ou para o trabalho, por exemplo.

Mesmo com toda a praticidade oferecida pelo aparelho, não é todo mundo que sabe como salvar documentos no iPad. Para resolver esse problema, confira um tutorial passo a passo para aprender a transferir e visualizar documentos PDF no iPad!

Tutorial – Como Ler PDF no iPad

Baixe um Aplicativo para Leitura de PDFs
O primeiro passo é instalar um aplicativo que possa organizar e abrir os documentos em PDF, já que não há nenhum app nativo do iOS que seja específico para essa finalidade, mesmo que o Mail ou o Safari sejam capazes de abrí-los.

Um dos mais conhecidos é o iBooks, da Apple, que permite tanto a abertura de arquivos PDF quanto a leitura de livros em formato ePub. Os documentos podem ser organizados conforme sua preferência, de modo a melhor atender às suas necessidades e preferências.

Outras sugestões são o Adobe Acrobat Reader, o mais conhecido dos aplicativos de PDF para computador e o Documents 5. Todos eles são gratuitos e bem práticos e fica a seu critério definir o que mais lhe agradar.

Envie os Arquivos por E-mail

O aplicativo nativo de e-mail do iOS é capaz de abrir arquivos PDF e, por isso, é uma ótima alternativa de como salvar documentos no iPad. Para fazer isso, basta enviar os arquivos por e-mail para você mesmo em um endereço que esteja cadastrado no iPad, abrir esse e-mail e, em seguida, tocar no ícone do PDF que foi anexado.

Com o arquivo aberto, selecione a opção “Abrir Com” e escolha o aplicativo desejado para abrir o PDF. O arquivo será baixado e poderá ser aberto através desse aplicativo.

Transfira os Arquivos pelo iTunes

Se você precisar transferir uma quantidade muito grande de arquivos, enviá-los por e-mail e abrir um por um pode ser muito trabalhoso. Para fazer isso com mais praticidade, o mais recomendável é utilizar o iTunes e sincronizá-los com o iBooks ou por meio do compartilhamento de arquivos.

A forma de como salvar documentos no iPad pelo iTunes com o iBooks é bem simples:

Conecte o iPad no cabo USB e no computador;
Espere a barra lateral aparecer (se isso não acontecer, aperte as teclas “Ctrl + S” no Windows ou selecione o menu “Visualizar > Mostrar Barra Lateral” no Mac);
Arraste todos os arquivos desejados para seu dispositivo na barra lateral do iTunes. Depois disso, os arquivos já estarão salvos no iBooks.
Utilizar o compartilhamento de arquivos também é bem simples:

Selecione seu dispositivo na barra lateral do iTunes;
Escolha a opção “Aplicativos” no menu superior;
Na parte de baixo da tela, no menu “Compartilhamento de Arquivos”, escolha o aplicativo desejado;
Clique na opção “Adicionar” e escolha todos os arquivos que quiser que sejam transferidos.
Baixe os Arquivos Diretamente da Internet
Boa parte dos documentos PDF que você precisa salvar podem ser encontrados na Internet, como aqueles disponibilizados por faculdades, em Intranets ou em outros sites. Saber como salvar documentos no iPad baixando diretamente da Internet pode te poupar bastante tempo.

Abra o Safari ou o navegador de sua preferência, abra o documento PDF desejado e espere que ele seja completamente baixado. Depois disso, toque na tela, escolha a opção “Abrir Com” e, em seguida, o aplicativo que você quer que abra o PDF. O arquivo será transferido para esse aplicativo automaticamente e você poderá lê-lo sem precisar estar conectado à Internet.

Como Salvar Documentos no iPad Pela Nuvem

O armazenamento na nuvem veio para ficar e tornar nossas vidas muito mais fáceis, inclusive proporcionando um método de como salvar documentos no iPad que talvez seja mais prático do que todos os outros já citados.

Para isso, escolha o aplicativo de armazenamento na nuvem que preferir (Google Drive, Dropbox, OneDrive, Box, iCloud Drive e outros). Alguns deles permitem o upload de arquivos através do próprio navegador, enquanto outros demandam a instalação de um software próprio ou oferecem as duas opções.

Depois da escolha, basta transferir todos os arquivos e abrí-los no iPad sem complicações. Isso pode ser feito com todo tipo de arquivo, desde que você confirme que o iPad possui um aplicativo que seja capaz de abrir esse arquivo.

Postagens Relacionadas

You can use these tags : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

69 queries in 1.000 seconds, using 17.84mb memory